sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A diferença entre acreditar e confiar

Se existe uma coisa que é fundamental em qualquer relacionamento humano, essa coisa se chama CONFIANÇA. E confiança quando é quebrada, não recupera....É difícil confiar em alguém. Acreditar já é mais fácil...a gente acredita no que quer, e as vezes, até mesmo inconscientemente, sabe que não deveria acreditar, mas acredita. Acredita porque confia. É muito sutil a diferença entre acreditar e confiar, mas elas resultam em consequências bem diferentes. Não façam com que as pessoas não consigam confiar em você. Sentir-se uma pessoa confiável é bom. Faz bem.

Uma vez ouvi uma história muito legal que me fez perceber a grande diferença entre acreditar e confiar.

"Um grande e famoso equilibrista decidiu atravessar de um prédio ao outro, sobre uma corda, pilotando uma bicicleta e levando na garupa a sua esposa. Logo a imprensa noticiou, foram cartazes espalhados, não se falava em outra coisa pela cidade. No dia marcado a cidade inteira parecia estar presente, disputando cada ponto ao redor do acontecimento.
A corda balançava ao vento...
A imprensa se posicionou em lugares estratégicos, e o equilibrista finalmente chegou com seu aparato para realizar a façanha.
O silêncio só era quebrado quando o homem, açoitado pelo vento, balançava perigosamente sobre o abismo entre os prédios, dava uma parada e prosseguia para seu destino...
Quando finalmente o equilibrista chegou no outro prédio todos aplaudiram.
Foi quando um gaiato da imprensa, querendo se destacar diante dos seus colegas, disse ao homem:
- Eu sabia que você conseguiria, nunca duvidei, afinal você é o melhor equilibrista do mundo!
O equilibrista  questionou:
- Quer dizer que você sabia que eu conseguiria?
- Claro, não tinha a menor dúvida.
- Então você acredita que se eu tentar voltar agora eu conseguirei novamente?
- Lógico!
O equilibrista sorriu e disse:
- Você acredita em mim mais do que eu mesmo. Diante disso, sou obrigado a pedir pra que minha esposa desça da garupa e que você suba para fazermos o caminho de volta...
O jornalista pálido de medo e vergonha desconversou e sumiu em meio aos seus colegas..."

Aí está a grande diferença entre acreditar e confiar.
Quem acredita, observa de longe e não duvida, mas não arrisca nada com aquela pessoa.
Quem confia, sobe na garupa e vai junto!


Eu quero poder confiar mais nas pessoas. E quero que todo mundo possa confiar em mim também!

:)




10 comentários:

  1. Bom esclarecimento para compreender porque a crença pode nos manter na zona de conforto, impedindo a autoevolução.

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha essa compreensão em mente, porem quando fui fala para meu professor de filosofia, ele disse que não avia diferença. Desacreditei da reflexão filosofica do professor e continuei acreditando em mim, não confiando. "Confiar é diferente de Acreditar".

    ResponderExcluir
  3. A muito tempo leio e releio, pois essa foi a forma mais interessante de diferenciar as duas formas. Muito bom

    ResponderExcluir
  4. Depôs que li essa diferença também sempre venho a esse blog. Muito bom

    ResponderExcluir
  5. Excelente descrição a respeito da diferença entre estes dois sentimentos humanos.
    Realmente é uma tênue linha que os separa.
    Isto me levou a um outro enquete:
    Nós desiludimos por acreditarmos ou por confiarmos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que confiamos. Pois uma vez a confiança quebrada não volta, mas vc pode voltar a acreditar em algo ou alguém confiar não.

      Excluir
  6. Muito boa essa reflexão!
    Eu tbm vejo a diferença em acreditar e confiar. No nosso relacionamento com Deus é assim. Muitas vezes acreditamos que Ele pode fazer o milagre. Mas não confiamos a Ele os nossos problemas. Ele pode todas as coisas! Confiemos nEle!

    ResponderExcluir