terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A ditadura da beleza

Bem, hoje meu post será mais um desabafo ...Talvez através dele, as pessoas tomem consciência de que não se deve ofender/magoar/cobrar ou muito menos, diminuir alguém que não esteja nos padrões "normais" de estética.

Mas para que vocês possam entender a história, vou partir do início. Sempre fui uma criança muito magra. Quando digo magra, é magra mesmo! E durante esses anos (de uns 5 a 14 anos fui chamada de Olívia Palito. Amigos e parentes diziam "essa guria tá muito magra? Será que não está doente? Essa guria não come?" Enfim....o que isso me gerou? Nada! A Não ser o fato que de eu não usava de jeito nenhum saia ou shorts pois tinha vergonha do meu corpo. Tinha vergonha de ser magra, tinha vergonha de ser quem eu era.

Hoje, adulta, uma pessoa que trabalha, que gosta de estudar, que tem responsabilidades e uma coisa chamada TAG - Transtorno de Ansiedade Generalizada, estou acima do meu peso, que seria o ideal. Sim, estou acima do peso. Estou gordinha. Fiz diversos exames para ver como minha saúde estava e os resultados foram ótimos! Nenhum problema de triglicerídios, nem colesterol, nem tireóide, nem nada. A Não ser uma tal de hipoglicemia reativa.

Ah, vale lembrar que também tem medicamentos que aumentam o peso ou retém líquidos. Mas o fato é: eu não me odeio assim. Pelo contrário, eu me vejo no espelho e não me incomoda isso. De forma alguma eu me sinto diminuída, feia, ou algo do gênero. Mas sabe o que é pior? É que AS PESSOAS não estão satisfeitas com meu peso. Sim, isso mesmo, as pessoas. E eu? e oque eu sinto? Não conta? Não, infelizmente não conta nos dias de hoje....

Venho ouvindo cobranças com frequência. "Tu está muito gorda! Tem que emagrecer." "Tu não vai fazer nada para emagrecer?" Eu respondo para vocês : NÃO! Aliás, vou sim mudar alguns hábitos, porque EU, E APENAS EU, acho que será melhor para mim, como parar de fumar, me alimentar de maneira mais saudável, e sim, fazer alguma caminhada....mas isso para que eu tenha uma qualidade de vida melhor, e porque EU (dona do meu corpo) tenho vontade. Parem de avaliar e criticar as pessoas. Parem de querer um padrão estético que a maioria das pessoas que cobram isso, também não tem!

Tenho amigas (que não vou citar nomes para preservar) que tem bulimia. Vocês tem noção do que é isso? A pessoa come, se sente culpada e depois vomita. Estraga o corpo, o organismo porque se sente culpada de comer, porque vai engordar, porque vai desapontar as pessoas que cobram que ela está cheinha. Tenho outra que foi internada com anorexia. Quase morreu. Poque dentro da própria casa, os pais passavam diminuindo a guria por ela ser cheinha. E não muito longe....tenho uma pessoa da família. Que ouviu a vida toda que era gorda e que por causa disso nunca iria conseguir emprego, nem namorado, nem nada. Hoje essa pessoa está com câncer, dependendo de todo mundo para sobreviver. Como eu gostaria de tê-la gordinha e saudável, como era antes.

A saúde é prioridade na vida da gente. Tenho ansiedade, hipoglicemia e pressão baixa no verão. Isso são coisas que preciso melhorar para minha vida. Mas por favor, parem de avaliar, criticar e até magoar pessoas que vocês consideram fora dos padrões. Vocês estão criando pessoas inseguras, sem auto-estima, e com traumas. E o principal: OLHE PARA VOCÊ ANTES DE JULGAR ALGUÉM. Se por fora você está bem e se sentindo maravilhosa (o), que bom, eu só espero que por dentro também esteja. Porque se existe uma coisa certa nessa vida meus amigos, é que beleza uma hora se vai. A gente envelhece e o que realmente fica é a essência de cada um e tudo que fazemos com carinho para ajudar as pessoas.

O mundo está cheio de pessoas lindas, por dentro e por fora, e outras tão bonitas por fora e tão egoístas e feias por dentro.

O importante disso tudo é que VOCÊ se olhe no espelho e se sinta bem. Se precisar emagrecer, beleza!!! Se precisar engordar, beleza também!!! Mas faça isso apenas por SUA vontade e não por cobranças de terceiros.

Namastê!